Em 27 de junho, aconteceu na Uberlândia Refrescos, o evento de lançamento da Pedra Fundamental da Fase 3 do Complexo Alexandre Biagi!
Este momento contou com a presença de membros da mídia, imprensa e empresários, promovendo trocas valiosas e fortalecendo relações.
A construção da nova fábrica, é um exemplo tangível do compromisso do CEO da companhia, o Sr. Alexandre Lacerda Biagi, com a construção de um futuro melhor e mais sustentável.
O projeto demonstra sua dedicação em combinar eficiência produtiva com a redução máxima do impacto ambiental através do uso de tecnologias modernas e sustentáveis.
Estamos muito felizes em fazer parte do projeto e gerenciamento desta incrível obra. Uberlândia Refrescos: a unidade mais sustentável da Coca-Cola no mundo é um legado às futuras gerações
Com certificações LEED Platinum, LEED Zero Waste, LEED Zero Carbon e LEED Zero Energy, planta industrial no Triângulo Mineiro implementou, desde o início do projeto, tecnologias
inovadoras em todas as áreas de operação. Na era da sustentabilidade, poucas empresas conseguiram atingir o patamar da Uberlândia Refrescos, unidade da Coca-Cola no Triângulo Mineiro, que é considerada a unidade mais sustentável do ecossistema Coca-Cola em todo o mundo. O feito foi alcançado por meio de um projeto com a consultoria da Petinelli, que ajudou a guiar a empresa por um caminho de eficiência, conforto sustentabilidade e certificações.
A jornada começou com uma visão clara e ambiciosa: construir uma unidade que não apenas cumprisse, mas que ultrapassasse os padrões globais de produção da Coca-Cola em termos de impacto ambiental. Tudo começou pelo Centro de Distribuição, em 2012. “Desde o início, sabíamos que o projeto deveria ser diferente. Não queríamos construir uma fábrica como qualquer outra. O objetivo era criar um modelo sustentável e eficiente, integrando as melhores práticas desde a fase de terraplanagem”, explica Luiz Fernando Traba, que chegou à empresa em 2012 para gerenciar a nova planta. Com a parceria da Petinelli, cada detalhe foi meticulosamente planejado para assegurar a obtenção da certificação LEED, uma das mais rigorosas e respeitadas no mundo.
O Centro de Distribuição da Uberlândia Refrescos foi certificado com LEED Platinum em 2019, um marco que a colocou no topo das unidades da Coca-Cola globalmente em termos de sustentabilidade. Foi apenas o início: o empreendimento conquistou nos anos seguintes as certificações LEED Zero Energy (2020), LEED Zero Carbon (2021), e LEED Zero Waste (2023). Atualmente, está em processo de obtenção da certificação LEED Zero Water, o que a tornará a Uberlândia Refrescos na primeira unidade da Coca-Cola no mundo a ter todas as certificações LEED Zero.
“A certificação LEED é um reflexo do nosso compromisso com a sustentabilidade, mas vai além disso. Cada uma dessas conquistas representa uma etapa significativa em nossa jornada para minimizar nosso impacto ambiental e operar de forma mais eficiente,” destaca Sérgio Gallo, superintendente da fábrica. Segundo ele, o trabalho com a Petinelli foi crucial para alcançar esses marcos, fornecendo não apenas a expertise técnica, mas também uma abordagem inovadora que desafiou as normas tradicionais.